sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Artista plástica santanense Liana d’Abreu expõe no Museu de Arte de Porto Alegre

Foto: Wanderlei Oliveira

A artista plástica Liana d’Abreu, santanense que vive e tem atelier na capital do estado, abriu exposição no Museu de Arte de Porto Alegre – prédio histórico onde funcionava a prefeitura, na Praça Montevidéu, 10. Junto com a artista Tuchi Niederhageböck, Liana apresenta a mostra “AUTO retrátil”, que tem curadoria de Gustavot Diaz. O período de visitação vai até 6 de dezembro – a abertura foi no último dia 9.

Liana ainda conserva vínculo com Sant’Ana do Livramento e visita a cidade com frequência para reencontrar familiares e amigos e acompanhar um empreendimento familiar. A exposição, como indica seu título, aborda o tema do autorretrato. Ela explica sua relação com esse gênero artístico.

Foto: Liana d’Abreu

 

“Meu trabalho com autorretrato é uma conversa íntima, um autoconhecimento num processo que vem se desdobrando desde 2013 vivendo um luto tardio, que foi surgindo em trabalhos artísticos, através de retratos misturados com a minha mãe. No processo acabei dissolvendo essa associação e atualmente me retrato numa tentativa de reflexão sobre as minhas fragilidades. A fragmentação está sempre presente na construção dos meus autorretratos, um construir e desconstruir constante, diz Liana.

 

O curador, que é professor de desenho, artista visual e mestrando em Filosofia da Educação na USP (Universidade de São Paulo), destaca que Liana tem a coragem de desfigurar-se em busca de uma expressão mais autêntica de si. “Acompanhei seu empenho na produção de desenhos onde, incansavelmente, a autoimagem era desconstruída para logo aparecer e ser outra vez desarticulada, e assim por diante”, assinala Diaz.

Na exposição, a artista santanense apresenta oito desenhos de 100 x 0,70 cm e duas esculturas de cerâmica, uma de 34 cm e a outra de 26 cm. Sua colega Tuchi exibe três desenhos, dois painéis e uma obra participativa. A entrada à mostra é gratuita.

Liana e Tuchi tornaram-se colegas e amigas há cerca de 10 anos, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. De lá para cá, fizeram oficinas, workshops e cursos juntas, entre os quais o de desenho e pintura com o curador da atual exposição das duas.

 

Novembro Azul

Morador de Sant’Ana do Livramento participa de exposição fotográfica da Aapecan Uruguaiana

A Liberdade de Imprensa é um dos pilares da Democracia

A liberdade de imprensa é mais do que um direito fundamental, é um alicerce indispensável para o funcionamento de qualquer sociedade democrática. Em sua essência, é a garantia de que jornalistas e meios de comunicação podem atuar sem medo de censura ou repressão, permitindo que a verdade seja revelada e que o poder seja questionado. Em tempos de desinformação e